Atividades Obrigatórias
ATENÇÃO
As atividades teóricas (curso) do Programa de Aprendizagem estão de volta à distância.
Obrigatórias aos adolescentes que retornaram às atividades práticas na empresa, a partir de agosto/2020.
Semanalmente serão disponibilizados os conteúdos e a presença será contabilizada após o retorno das atividades via e-mail.
A carga teórica semanal será composta por 6 atividades, sendo elas:
Práticas Financeiras, Ética Profissional, Estratégias de Atendimento, Rotinas Administrativas, Informática Intermediária, Comunicação Empresarial e Gestão de Pessoas.
Importante!
Para aqueles que não possuem acesso à internet serão disponibilizados os conteúdos impressos.
Retirar material impresso no CIPS no dia que faz curso na instituição (não poderá retirar em dia de ir à empresa).
Devolver as atividades respondidas, no mesmo dia de curso na instituição, na próxima semana e retirar novas atividades.
Link para acesso da plataforma AVA:
https://www.avacipsbauru.net/ (Solicitar senha)
Acesso: AVA - Atividades Obrigatórias - Mercado de Trabalho.
Telefones para informações e/ou dúvidas:
(14) 2108-4350 - (14) 99651-1126
14 Comentários
Responda as 3 perguntas abaixo, baseando-se no conteúdo abordado anteriormente: 1- Qual é o nº da lei e o que diz a lei do programa do jovem aprendiz? A lei 10.097/2000 afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática 2- Qual a importância do curso da carga teórica inicial? após a contratação, o jovem deverá realizar este curso na qual será instruído durante as 02 (duas) primeiras semanas 3- Quais as vantagens que o jovem aprendiz e as empresas adquirem com o programa do jovem aprendiz? Tal como prove a oportunidade para as organizações de “moldarem” sua própria mão de obra, evitando-se desta forma os principais erros dentro do processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores e incentivos fiscais (as empresas pagam menos impostos) Nome do adolescente:Mauricio de farias chaves Junior E-mail para envio: cargateoricainicial@gmail.com
ATIVIDADE 02 Responda as perguntas abaixo, baseando-se no conteúdo abordado anteriormente: 1. Cite quais são os direitos do jovem aprendiz? salário mínimo vigente Vale transporte e Desconto facultativo 2. Defina o conceito de dever. DEVERES são os comportamentos e atitudes que devemos ter para com os outros Em qualquer relação temos o dever de Respeitar a outra pessoa independentemente do seu sexo idade nacionalidade e origens culturais Aceitar a opinião da outra pessoa principalmente quando é diferente da nossa 3. Como devo cumprir os meus deveres na empresa? agir com probidade ter bom comportamento e conduta moral no ambiente de trabalho ser diligente em relação ao seu emprego guardar segredo profissional não se apresentar embriagado no trabalho ou praticar ato de indisciplina 4. Cite 3 deveres do jovem aprendiz. Seguir as normas e as regras pré-estabelecidas pela a Instituição Cumprir as tarefas determinadas e Frequentar a escola Nome do adolescente:Mauricio de farias chaves junior
1. Defina o conceito de iniciativa ação daquele que é o primeiro a propor ou a realizar qualquer coisa 2. Na empresa, qual atividade deverá ser realizada primeiro a urgente ou a importante? Importante é aquele(a) ou aquilo que importa, isto é, que tem importância. Urgente significa o que não se pode adiar ou transferir 3. Defina o conceito de prioridade Prioridade é a condição de algo que necessita ocorrer de maneira imediata preferencial ou emergencial Normalmente a prioridade está relacionada a algo importante que ocorre em primeiro lugar em relação aos demais seja em questão de tempo ou de ordem Nome do adolescente:Mauricio de farias chaves junior
ATIVIDADE 04 1. O que você pensa ser necessário para se tornar um líder dentro do ambiente de trabalho em que atua hoje? Trazer segurança para a equipe Fazer acontecer Comunicar expectativas Desafiar a equipe a pensar Ser responsável com a equipe Dar exemplo Recompensar bom desempenho Nome do adolescente:Mauricio de farias chaves junior
ATIVIDADE 05 1. Qual a diferença entre comportamento e postura? Quando se fala de comportamento é impossível separar o campo pessoal do profissional A postura que se tem é educada ao longo dos anos ensinada dia a dia como agir As atitudes são consequência de toda esta educação todo ensinamento toda a vivência que cada um teve em sua trajetória 2. Cite 3 características da postura profissional. 1-Vista-se profissionalmente e seja pontual 2-Mantenha o bom humor e trate a todos igualmente 3-Respeite a política da empresa e leve seu trabalho a sério 3. Descreva 3 pontos fortes que você possua (qualidade) e 3 pontos a melhorar (defeito*). Meu primeiro ponto forte e rapidez o segundo eu presto bastante atencao não pessoas quando elas esta falando comigo e a terceira é que eu aprendo as coisa rapido O meu primeiro efeito é medo de fala em publico o segundo é desconfiança e o terceiro é parar queto não consigo fica parado Nome do adolescente:Mauricio de farias chaves Junior
ATIVIDADE 06 1. Defina o conceito de inteligência emocional e a sua importância? inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos Um exemplo é a pessoa que consegue terminar suas tarefas e atingir suas metas mesmo sentindo-se triste e ansiosa ao longo de um dia de trabalho 2. Descreva a vida com resiliência (conforme desenho acima). Uma pessoa resiliente se caracteriza por ter atitude tomar as rédeas da própria vid assumir riscos tentar incessantemente e não se abater com maus resultados Elas possuem uma visão otimista da vida como um todo e esta visão não se abala com os obstáculos enfrentados no caminho 3. Cite a diferença entre meta e objetivo. Sendo assim a diferença entre objetivo (que é o que você pretende fazer e/ou alcançar) e metas (que é a especificação desses objetivos quantitativamente) fica claro O objetivo é o que você quer alcançar e as metas estipulam os passos e prazos para a realização do objetivo 4. Qual a importância da qualidade total? Qualidade Total é uma abordagem de gestão para o sucesso a longo prazo por meio da satisfação do cliente. Em um esforço todos os membros de uma organização participam da melhoria dos processos produtos serviços e da cultura em que trabalham Nome do adolescente:Mauricio de farias chaves Junior
ATIVIDADE 07 1- O que é comunicação? comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem 2- Quais os meios de comunicação que você conhece? Fala, discurso, gestos, telefone; Stone scores, gravações de áudio e vídeo, discos rígidos; Papel e cartas Meios de comunicação de massa: pronunciamentos, jornais, revistas, cinema, televisão, rádio, sítios, CDs, DVDs, videocassetes 3- Qual a importância da comunicação, dentro de uma organização (empresa)? A comunicação é uma ferramenta que promove sinergia para alcançar os resultados almejados e, quando bem trabalhada auxilia na integração entre os colaboradores Mas o processo somente é bem sucedido quando o destinatário recebe compreende e interpreta a mensagem Nome do adolescente:Mauricio de farias chaves junior
ATIVIDADE 08 1. Qual será o seu cargo e a sua função na empresa? AUXILIAR DE PRODUÇÃO Prepara, separa e abastece materiais para as linhas de produção. Faz montagem de equipamentos, operação, manutenção e limpeza de máquinas e presta assistência aos operadores. 2. Qual a diferença entre cargo e função? Cargo é o nome que se dá a posição que uma pessoa ocupa dentro da empresa. Função é o conjunto de tarefas e responsabilidades relacionadas a esse cargo 3. Fale u m pouco sobre a empresa que você irá trabalhar (a história da empresa, setor que atua, tamanho da empresa, etc.) A Imeca é referência nacional no segmento de acessórios para panificação. Com experiência de mais de 30 anos atuando no mercado, garante a máxima qualidade e atendimento diferenciado para cada cliente, além da melhor relação custo x benefício em toda a linha de produtos. Agilidade no fechamento dos pedidos, produção, logística de entrega e trabalho dedicado da equipe de pós venda, fazem parte do cotidiano da empresa. Todas as etapas são aprimoradas constantemente, buscando aperfeiçoamento nos processos, para assim atender melhor as necessidades dos consumidores. Os produtos são desenvolvidos para facilitar e aperfeiçoar a produção e o armazenamento dos mais variados itens da indústria panificadora. Tudo criado com inovação e alta qualidade para atender qualquer demanda de mercado. Nome do adolescente:Mauricio de farias chaves Junior
ATIVIDADE 09 1. O que é um documento? Um documento é qualquer registro de informação, independente do formato ou suporte utilizado para registrá-las 2. Como devemos organizar um documento? 1. Estabeleça um local específico para guardar os documentos. 2. Organize e armazene seus documentos. 3. Tenha uma ferramenta para auxiliar nesta tarefa. 4. A importância da segurança no armazenamento de arquivos 3. Quais sãos os métodos de arquivamento? • Alfabético: quando o elemento principal para a recuperação da informação for o nome; • Geográfico: Quando o elemento principal para a recuperação da informação for o local (cidade, estado, país, etc.); Numérico simples – quando o elemento principal para a recuperação da informação for o número do documento Nome do adolescente:Mauricio de farias chaves junior
ATIVIDADE 10 1. O que é responsabilidade? Como posso desenvolver responsabilidade no trabalho? obrigação de responder pelas ações próprias ou dos outros. caráter ou estado do que é responsável Uma pessoa que possui senso de responsabilidade em seu trabalho é aquela que reconhece a importância de seus conhecimentos 2. Quando e o por quem o ECA foi criado? O ECA foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990, durante o mandato do então presidente Fernando Collor 3. Cite quais são os direitos sociais, estabelecidos pela CF? Esses direitos são referentes à educação, saúde, trabalho, previdência social, lazer, segurança, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. Sua finalidade é a melhoria das condições de vida dos menos favorecidos, concretizando assim, a igualdade social Nome do adolescente:Mauricio de farias chaves Junior
ATIVIDADE 11 1. Faça uma lista (simples) descrevendo 05 itens que você precisa e 05 que você quer. QUERO PRECISO Celular trabalha tenis trabalha roupa Trabalha Ajuda minha familia Por que se eu não trabalha não vou cavalo Consegui o que eu quero 2. Como devo definir como vou gastar o meu dinheiro? Registre todas as despesas Despesas pra cima, renda pra baixo Pague suas contas no mesmo dia Crie prazos pros seus objetivos Fale sobre dinheiro em família Pense em como ganhar mais dinheiro 3. Descreva, porque é importante de guardar dinheiro para um imprevisto. É essa reserva que você utiliza quando passa por imprevistos que precisam de dinheiro para serem resolvidos. Entre eles, estão despesas médicas, conserto do carro, a compra de um celular novo para repor o que estragou, entre outros. Guardar dinheiro também é importante para que você consiga realizar os seus objetivos Nome do adolescente:Mauricio de farias chaves Junior
ATIVIDADE 12 1- Defina o que é o Word e qual a sua importância no ambiente de trabalho? Word: É um editor usado para a digitação de artigos e formatação de textos. Ele é capaz de editar as fontes, estilos, parágrafos, listas e demais aspectos de um documento. O Word é uma ferramenta essencial na grade curricular de um curso de informática na internet 2- O que é cidadania? Cite 1 exemplo. Cidadania também é interpretado como a condição de uma pessoa como membro de um Estado-Nação. ... Assim, a cidadania brasileira, por exemplo, está relacionada com o indivíduo que está ligado aos direitos e deveres que estão definidos na Constituição do Brasil 3- Defina o conceito de respeito? Por que devemos respeitar as regras da empresa? respeito pelas mulheres, respeitar os mais velhos. Obediência Mesmo assim é sempre importante respeitar algumas regras que servem como “etiqueta” para o ambiente de trabalho, garantindo assim uma harmonia satisfatória entre os colegas e o ambiente onde algumas pessoas passam horas e horas de seus dias. ... O correto é sempre resolver os problemas pessoais fora do trabalho Nome do adolescente:Mauricio de farias chaves junior
ATIVIDADE 13 1 – Qual a definição do programa Excel? O Microsoft Excel é um editor de planilhas (Folhas de Cálculo) produzido pela Microsoft para computadores que utilizam o sistema operacional Microsoft Windows, além de computadores Macintosh da Apple Inc. e dispositivos móveis como o Windows Phone, Android ou o iOS 2- Qual a importância do Excel no dia a dia das empresas? O software de planilha MS Excel permite que os usuários de pequenas empresas mantenham um controle completo das vendas de seus produtos. Ao fazer isso, os proprietários de pequenas empresas podem planejar com eficiência os planos que aumentarão suas vendas no mercado 3- Por que devo aprender a utilizar o Excel? Justifique sua resposta. É uma ferramenta universal. Um dos motivos mais importantes para você começar a aprender Excel é o fato de ele ser uma ferramenta universal Nome do adolescente:Mauricio de farias chaves junior
ATIVIDADE 14 1. Defina o conceito de motivação. Motivação pode ser entendida como um motivo que leva o indivíduo à ação”. “Motivação é uma força que aciona e direciona o comportamento”. “Motivação é uma energia que aciona e direciona o comportamento 2. Qual o motivo para a sua ação (Começar a trabalhar). No mercado de hoje, quem permanece inerte, à espera de oportunidades que caiam do céu, perde a chance de evoluir. Chega mais longe aquele que sai da zona de conforto e assume a autoria de suas conquistas, a partir de uma postura proativa e realizadora 3. Cite 3 motivos que o fazem querer a ser uma pessoa melhor. 1. Uma desilusão: foi amorosa e ao som da Joss Stone. Não sei se a pessoa responsável por isso vai ler esse texto, mas, cara, eu vou te amar (de amor pra valer, saca?) ... 2 – Profissão Professor. ... 3 – As viagens que fiz Nome do adolescente:Mauricio de farias chaves junior